Não importa o lugar, com o mínimo de luz natural podemos fotografar em qualquer hora do dia. Para isso é preciso conhecer bem o comportamento da luz e usar isso ao nosso favor.
O que vai definir o horário e as condições da luz é a sensação que você quer transmitir, o resultado que você deseja alcançar ou a luz que você mais se indentifca, não existe certo ou errado, nem melhor ou pior.
Aqui na Praia de Itamambuca (Ubatuba/SP) os ensaios de gestantes são feitos, a maioria, no nascer do sol, mas eu posso fotografar em qualquer condição de luz e ainda assim entregar um resultado incrívelmente belo.
Para que você conheça um pouco mais da luz e seu comportamento e assim poder usa-la com maestria, vou explicar a seguir os tipos de luz e seu uso na fotografia.
Luz natural
A luz natural é gerada por uma fonte natural, como por exemplo a luz que é emitida pelo sol.
Luz artificial
A luz artificial usa fontes de energia criadas pelo homem, por exemplo uma lâmpada incandescente.
Luz do sol e olhar atento
Treine o olhar, oberve a luz:
- Por onde ela entra?
- Quais horários?
- Como contorna objetos?
Tipos de luz natural
Luz dura ou direta: É uma luz intensa (forte) que incide direto sobre o objeto ou pessoa. A foto fica com mais sombras e realça as cores.
A luz dura ocorre entre as 9h00 e 15h00, sendo as 12h00 ("sol a pino") o horário que mais intensificará esse efeito.
A intensidade da luz em um mesmo horário pode variar um pouco conforme a estação do ano.
Luz difusa: Luz suave e sem intensidade. Em dias nublados as nuvens funcionam como difusores naturais. As fotos ficam com pouca ou nenhuma sombra.
Contra luz: A contraluz é uma luz posicionada por trás do objeto ou pessoa a ser fotografada, que fique contra a câmera. Ela resulta em uma luz mais suave ou silhuetas e dá um "tom poético" para as fotos.
Golden Hour: Quem nunca presenciou aquele lindo final de tarde na estrada? Ou até mesmo da janela de casa? A golden hour ("hora dourada") acontece no nascer do sol (primeira hora do dia, depois que ele nasceu) e no pôr do sol (última hora antes de ele se pôr).
Esses horários são o que mais amo para fotografar, pela suavidade da luz e também porque essa luz é linda, de encher os olhos.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a luz, bora fotografar e treinar o olhar.
Dica: fotografe em todas as condições, experiemente, se arrisque e seja livre para criar.